Dry Needling é opção no tratamento de DTM




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre Dry Needling é opção no tratamento de DTM.




O tratamento da  Disfunção Temporomandibular muscular é sempre conservador, ou seja, cirurgias e tratamentos invasivos não estão indicados. Os tratamentos mais eficazes são geralmente simples, como terapias caseiras, exercícios para coordenação dos músculos da face, relaxamento muscular, alongamento muscular, terapia com calor, etc. Pode ser necessário também o tratamento com outros profissionais da saúde, e não somente o cirurgião dentista, tais como médicos, fisioterapeutas e psicólogos.

Dentre os tratamentos conservadores para Disfunção Temporomandibularmuscular, um dos que se destacam com grande eficácia no controle das dores advindas desta doença, com grande melhora já na primeira sessão de tratamento, é a técnica conhecida como agulhamento seco, ou dry needling (em inglês).

O Dry Needling, conhecido também como "Agulhamento à Seco", é uma técnica que se utiliza de agulhas de Acupuntura Sistêmica para desativar fibras musculares tensas que geram dor.

Na técnica de Dry Needling, o conhecimento mais importante encontra-se na anatomia e fisiologia muscular e na compreensão da formação dos "pontos-gatilho".

Os "ponto-gatilho" ou miofasciais são regiões do músculo que por algum motivo estão sendo mal irrigadas de sangue, formando assim nódulos enrijecidos, perfeitamente palpáveis com as pontas dos dedos. Essa situação pode ser ocasionada por má postura, excesso ou falta de atividade física ou ainda por estresse emocional. Quando realizamos um estímulo na fibra muscular onde se encontra o ponto gatilho, o sangue que anteriormente não chegava até ela, volta a circular, desfazendo assim o nódulo de tensão. Este estímulo pode ser realizado através de massagem, colocação de eletroterapia e no caso do Dry Needling, colocando-se agulhas de acupuntura no ventre do músculo acometido.

Quando a agulha de acupuntura causa "microrrupturas" nas fibras musculares, é enviado ao sistema nervoso central um estímulo de cicatrização, que automaticamente envia sangue ao local do agulhamento, melhorando a circulação e oxigenação local, causando o relaxamento da musculatura. Além disso, a fibras tensas são desativadas pelo próprio estímulo mecânico da agulha.

Nesta técnica, o especialista em DTM, através de técnicas específicas de diagnóstico e exame físico do paciente, consegue identificar locais nos músculos afetados, que se encontram tensos e contraídos, locais estes que são denominados pontos-gatilho, ou trigger points (em inglês). Estes locais são a origem das dores musculares do paciente, podendo essas dores estarem no mesmo local, ou serem referidas em outro local do músculo. Uma vez localizados os pontos-gatilho, introduz-se nestes locais agulhas muito finas, como as utilizadas para acupuntura e, através de uma série de movimentos realizados com estas agulhas no interior do músculo, consegue-se um relaxamento destas zonas de contratura muscular, gerando, então, como consequência a diminuição da dor muscular e a melhora na função do músculo.

É importante frisar que esta técnica causa pouquíssima ou nenhuma dor ao paciente e difere-se da acupuntura, já que o seu objetivo é somente o relaxamento muscular. Deve ser aplicada somente por profissionais treinados e podem ser necessárias várias sessões até que se consiga uma melhora total no quadro de DTM muscular. O uso de outras terapias locais coadjuvantes, tais como a termoterapia e o TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea), conjuntamente com o agulhamento seco, otimizam o tratamento e podem devolver a saúde e o bem-estar ao paciente em menor intervalo de tempo.



Espero que você tenha gostado da abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Livros sobre Terapia Alternativa
  • Cursos online de Terapia Alternativa


  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente com educação