4 benefícios da Massagem Profunda




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre 4 benefícios da Massagem Profunda.



Massagem profunda é uma técnica que se concentra principalmente nas camadas mais profundas dos músculos e fáscia. Essa técnica a massagem é aplicada com uma pressão mais forte para atingir essas áreas-chave liberando a dor e tensão. Em muitos casos, isso facilita a diminuição da inflamação, razão pela qual esta massagem é muitas vezes recomendada para as pessoas que não sentem desconforto com um toque um pouco mais intenso.

Veja 4 benefícios desse tipo de massagem:

1- Ameniza os efeitos colaterais  do estresse

Para aquelas pessoas que se sentem estressado devido às exigências no trabalho, em casa ou ambos, e sofrem possíveis efeitos colaterais como: dores de cabeça, ombros rígidos e musculatura tensa. A massagem profunda pode proporcionar um grande alívio de forma saudável. Isso é importante, já que o estresse mal administrado ou  não tratado pode causar grandes danos para a saúde física, emocional e psicológica.

2- Alívio da dor

A massagem profunda no tecido muscular, juntamente com exercícios de auto-alongamento, ajuda a reduzir a dor. Ela liberta a adesão dos tecidos, "descompactando" o tecido muscular. A massagem promove um aumento de flexibilidade nos músculos, aumenta a irrigação sanguínea, reduz a rigidez e aumenta a elasticidade dos tecidos envolventes (fáscias). Deep tissue massage (massagem profunda) pode ser usado para outras condições como: fibromialgia, dor lombar, além de outros benefícios que podem ajudar no processo de recuperação e regeneração das fibras musculares.

3- Ajuda na cicatrização

Formas de tecido cicatricial, é quando uma área do corpo é ferido e cura. Embora as cicatrizes mais comuns são aquelas que resultam de um corte visível, às vezes eles ocorrem mais profundamente no corpo, atingindo e danificando os músculos, ligamentos ou tendões. A massagem pode mobilizar o tecido superficial em relação ao profundo com intuito de prevenir a formação de cicatrizes hipertróficas e queloideanas e também para tratá-las.

4- Pode melhorar a pressão arterial e diminuir a frequência cardíaca

Um estudo publicado em 2008 no Journal of Alternative and Complementary Medicine, envolveu 263 participantes que relataram espasmo muscular ou tensão. Taxa de pressão arterial e do coração de cada indivíduo foi avaliado antes de uma massagem profunda 45 a 60 minutos, assim como depois. O resultado foi menor pressão sistólica e diastólica, bem como taxas de coração em torno de 10 batimentos por minuto menos.

A massagem do tecido profundo usa pressão, firmeza e lentidão para aliviar a tensão muscular em nível profundo (músculos que ficam sob os músculos aparentes). A técnica lembra a Massagem Sueca, mas seu toque é mais lento e mais firme, concentra-se em áreas específicas e segue as fibras dos músculos e tendões com o objetivo de trazer fluido para as células, desintoxicar, oxigenar e estimular a circulação. No entanto, o princípio não é exclusivo, sendo utilizado em várias técnicas de Massoterapia.

Sabemos que as diversas formas de massagem são muito recomendadas por suas capacidades de ajudar mente e o corpo no relaxamento, pensando assim, realizar massagem regularmente já pode ser considerada uma vantagem. Mas em alguns casos é necessário a realização de uma terapia mais profunda, trazendo também inúmeros benefícios.

Curso online completo de Massagem Esportiva com o Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Sub-20. Prof. Dr. Wallace Stefanini. Você vai aprender sobre Fundamentos e Técnicas da Massagem Terapêutica. Fisiologia da Lesão e Disfunções Segmentares. Fundamentos da Massagem Desportiva. Clique aqui e saiba mais!



Espero que você tenha gostado da abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Livros sobre Terapia Alternativa
  • Cursos online de Terapia Alternativa


  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente com educação