Benefícios de 6 tipos de óleos essenciais




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre Benefícios de 6 tipos de óleos essenciais.


Dúzias de estudos concluem que os óleos essenciais podem proteger sua saúde a longo prazo, assim como suavizar sintomas de males comuns. Eles ajudam a aliviar dores, melhorar o humor e diminuir náuseas. Aromas diferentes estimulam respostas distintas no cérebro, o que, por consequência, direciona seu sistema nervoso a relaxar ou botar mãos à obra. 

Preparar, apontar, inalar!

Os óleos essenciais podem ser usados de diversas formas, como na composição de cosméticos, em massagens e em banhos terapêuticos. Em casa, dá para pingar algumas gotas enquanto faz um escalda-pés de 15 minutinhos. Ou aposte no difusor, como os de vela e os eletrônicos. Não tem difusor? Pode pingar o óleo em um recipiente com água fervente. Nos dois casos, use uma ou duas gotas de óleo por vez. Posicione-se a alguns passos de distância, inspire profundamente dez vezes e, depois, respire normalmente. Se respeitar o limite saudável de tempo (que deve ser de 15 a 60 minutos, no máximo) e abrir a janela quando terminar, você pode praticar a aromaterapia todos os dias. Confira a seguir seis óleos essenciais e seus benefícios.


1. Óleo essencial de lavanda

Bom para: relaxar e aliviar a TPM. O aroma é um gatilho para uma reação de "descansar e digerir", promovendo o relaxamento. Ele também ameniza sintomas da TPM, como confusão mental e depressão.

Bônus: diminui a ansiedade, a insônia e as dores da enxaqueca.


2. Óleo essencial de laranja

Bom para: diminuir a ansiedade. Um trabalho revelou que pessoas que davam uma cheiradinha nesse óleo antes de um teste tenso foram capazes de ficar calmas sob pressão, sem picos de ansiedade, possivelmente porque o aroma ajuda a barrar hormônios de stress.

Bônus: deixa o humor lá em cima.


3. Óleo essencial de sálvia

Bom para: diminuir a pressão arterial. Em um estudo feito em julho de 2013, mulheres que cheiraram esclareia (um tipo de sálvia) tiveram reduzidos a pressão arterial e o quociente respiratório e também foram capazes de relaxar durante um exame médico estressante.

Bônus: dá um gás à memória e à atenção.


4. Óleo essencial de alecrim

Bom para: elevar o poder do cérebro. Sentir esse óleo melhora a precisão em tarefas mentais exigentes, diz estudo. Outra pesquisa revelou que o aroma deixa as pessoas com a sensação de frescor e com a mente estimulada.

Bônus: aumenta a energia e diminui a fadiga.


5. Óleo essencial de hortelã

Bom para: aliviar o stress. Inalar óleo de menta pode diminuir os níveis de cortisol, um hormônio ligado ao stress.

Bônus: reduz a fadiga e o desejo por chocolate.


6. Óleo essencial de canela

Bom para: melhorar o foco. Ele pode alimentar a área do cérebro que governa a atenção. Uma pesquisa descobriu que motoristas ficaram mais alertas depois de inalar aromas de óleo de canela.

Bônus: aumenta a concentração e reduz a frustração.



Espero que você tenha gostado da abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Livros sobre Terapia Alternativa
  • Cursos online de Terapia Alternativa


  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente com educação