Diferença entre Acupuntura e Dry Needling




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre Diferença entre Acupuntura e Dry Needling.


Dry Needling é uma técnica de agulhamento a seco que tem como proposta essencial reduzir o quadro de dor do paciente em 60 segundos de atendimento. O método surgiu na década de 30 e vem se expandindo por diversas partes do mundo por se mostrar efetivo, eficaz e confiável no tratamento de dores aguda e crônica.

O agulhamento seco é uma prática ocidental baseada em princípios neurofisiológicos distintos, uma técnica invasiva que utiliza agulhas mais finas do que as da acupuntura. Sem a necessidade de medicamentos promove os efeitos de diminuição da dor miofascial e da tensão muscular, melhora atribuída diretamente à liberação dos pontos gatilho.

É nesse aspecto que o Dry Needling é bem diferente da Acupuntura que visa o reequilíbrio energético através da harmonização do funcionamento dos órgãos internos enquanto o Dry Needling visa diminuir a dor muscular do paciente quase que instantaneamente.

Quando a agulha é inserida no ponto de gatilho há um aumento de fluxo sanguíneo no local, isso melhora a circulação e oxigenação dos tecidos e, consequentemente, relaxa a musculatura, as fibras tensas são desativadas pelo próprio estímulo mecânico da agulha e assim a dor diminui.

Portanto, o Dry Needling é mais localizado enquanto a acupuntura é um tratamento global.

O Dry Needling é um excelente recurso na diminuição e até mesmo na resolução de dores musculares, podendo ser aplicado em combinações com outras terapias ou mesmo como uma terapia isolada. Este curso possui Formato que segue as normas do COFFITO, conforme Acórdão n° 481.




Espero que você tenha gostado da abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Livros sobre Terapia Alternativa
  • Cursos online de Terapia Alternativa


  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente com educação