Acupuntura pode ser parte do tratamento de Artrose




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre Acupuntura pode ser parte do tratamento de Artrose.

A artrose é o desgaste da articulação e não há como recuperar o que já foi perdido. Os tratamentos e as orientações médicas são para prevenir o aparecimento e a progressão da artrose ou então para aliviar os sintomas, quando já existentes. 


A acupuntura atua na artrose através de duas vertentes: a primeira é através da analgesia, e a segunda na causa da desarmonia. A analgesia é realizada através de técnicas específicas que incluem acupuntura, auriculopuntura, eletroacupuntura, magnetoterapia (uso de ímãs nas regiões dolorosas) e stiper (uso de pastilhas de silício nas regiões dolorosas).

O tratamento da artrose é longo e são necessárias algumas sessões para se começar perceber o resultado. A artrose entra em quadro de dores crônicas, por isso a duração do tratamento ser maior, tornando-se necessário um acompanhamento. Primeiramente realizamos uma série de sessões com a intenção de reduzir a dor e depois, de tempos em tempos, o paciente retorna para manutenção.

A outra linha de tratamento é a origem da desarmonia, em que para cada uma das causas existe um objetivo da Medicina Chinesa. Quando é um processo de envelhecimento natural ou a genética que propicia tal desequilíbrio, entendemos que esta desarmonia encontra-se no Elemento Água. Quando a causa está no aumento de peso que durou muito tempo, ou seja, obesidade de longa data, entendemos que a desarmonia encontra-se em Terra. Assim, cada uma das causas terá um tratamento diferente na acupuntura.

Apesar de toda esta atenção da acupuntura ela é ainda uma parte do tratamento. É importantíssimo o acompanhamento médico, manter-se sem sobrepeso, praticar exercícios físicos, principalmente de fortalecimento da musculatura que envolve a articulação acometida. Deve-se, também, realizar exercícios isométricos (sem movimento da articulação) e manter uma boa alimentação, que ganha ainda mais importância dependendo do elemento acometido. Procure um acupunturista para entender melhor o seu quadro e conheça os benefícios da acupuntura no tratamento da artrose.



Espero que você tenha gostado da abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Livros sobre Terapia Alternativa
  • Cursos online de Terapia Alternativa


  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente com educação