Aromaterapia: benefícios e principais aromas




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre Aromaterapia: benefícios e principais aromas.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTJxTnrx4lJ75-bS7CXTtYG6djcvsWnnmA5h84QS_ztoOP75tH3FFhah_vjFItvBQ0mknP9YOfaSbfNebOgFb84cfxASACMNxJu-lPUym2sYr9I7a67ikuz6J-yBPIVsCtcvJlQbXGSB6M/s1600/878D8A869DE1687373B9A4A874C32C.jpg

O aroma de uma determinada flor era usado para atrair o parceiro, o aroma de uma outra flor para garantir o alimento, o aroma de uma terceira flor para obter proteção e assim por diante. Os aromas das plantas mais exóticas eram exalados nos sacrifícios aos deuses e deusas.

Alguns aromas mais poderosos eram usados para alcançar o estado de consciência necessário para a prática da magia. No essencial, tais costumes continuam sendo mantidos até os dias de hoje, e é essa a principal motivação, consciente ou inconsciente, para o uso de óleos essenciais, óleos de massagem e sais de banho, incensos e velas aromáticas, tanto na vida diária, quanto nos rituais religiosos e mágicos.

Atualmente, a aromaterapia tradicional utiliza os sentidos do tato (massagem) e do olfato (aromas) para produzir o efeito mental, emocional ou espiritual desejado, enquanto que na aromaterapia mágica, tais efeitos são alcançados através da evocação dos sentidos da visão (visualização) e do olfato (aromas).

A aromaterapia usa óleos essenciais que podem ser combinados a banhos, massagens, escalda-pés e outras delícias que proporcionam bem-estar físico, mental e espiritual. Os óleos essenciais, usados na aromaterapia reequilibram as emoções e cuidam da saúde e da beleza de todo o corpo. Eles são a alma das plantas e possuem, em cada uma de suas gotas, o princípio ativo da espécie de origem. São extraídos de flores, como a lavanda, o gerânio, a rosa e o jasmim; de frutos, como a bergamota e o lemongrass; de madeiras, como o sândalo e o cedro; e de ervas, como o alecrim e a hortelã. "Existem mais de 30 tipos de óleos essenciais e, cada um deles, tem mais de 100 componentes que atuam em conjunto para tratar a mente e o corpo".

Quando inalado, o cheirinho desses óleos chega ao cérebro, que passa a liberar substâncias de efeito sedativo, relaxante ou estimulante. Em contato com a pele, por conta da estrutura molecular, são capazes de estimular o metabolismo, ativar a circulação sangüínea e fortalecer o sistema imunológico. A aromaterapia também funciona bem como coadjuvante nos tratamentos psicológicos. Ao sentir um determinado cheiro, a pessoa pode resgatar histórias alegres ou tristes da infância ou de um passado próximo. Banheira ou ofurô é perfeita para relaxamento com os óleos

Com exceção da lavanda, rosa e tea tree, os outros óleos não devem ser passados puros sobre a pele. "Eles são muito concentrados e devem ser diluídos em óleo base". A proporção deve ser de cinco gotas de óleo essencial para 10 ml de óleo base. Os cítricos (laranja, limão, bergamota, petit grain, grapefruit e tangerina) devem ser evitados, mesmo que diluídos, quando você for se expor ao sol porque provocam queimaduras e manchas na pele. Para criar um aroma mais harmonioso ou realçar a ação medicinal, os óleos podem ser misturados entre si com moderação. Para finalidades terapêuticas, o recomendável é misturar no máximo três óleos. Mais do que isso se corre o risco de alterar a estrutura molecular dos óleos e a ação no organismo passa a ser diferente da esperada. Deixe para fazer a mistura dos óleos na hora em que forem ser usados, e em pequenas quantidades.

Aroma no Corpo:

Saiba como combinar os óleos essenciais para se beneficiar de todas suas propriedades.

Massagem - misture 4 gotas de óleo essencial de lavanda, 3 gotas de menta e 3 gotas de camomila e 3 gotas de alecrim. O efeito é refrescante e estimulante.

Banho de imersão - na água da banheira ou do ofurô, coloque 10 gotas de óleo essencial de camomila, 6 gotas de alecrim e 2 colheres (sopa) de leite integral. Bom para relaxar, mas sem perder o pique.

Escalda-pés - em uma bacia com água quente, acrescente 2 gotas de óleo essencial de hortelã, 3 gotas de alecrim, 3 gotas de lavanda e 1 colher (sopa) de sal grosso. Use a mesma mistura para aliviar o cansaço das mãos e dos cotovelos.

Sauna facial - em uma tigela com 2 litros de água quente, junte 3 gotas de óleo essencial de laranja, alecrim ou grapefruit. Ajuda a tonificar a pele

Aroma no Ambiente:

Os óleos essenciais harmonizam a energia dos ambientes.

Difusão - para cada 200 ml de água, pingue de 3 a 5 gotas de óleo essencial de alecrim (ativa a memória); gengibre, vetiver, patchuli ou angélica (auxiliam na concentração).

Puro - uma gotinha de óleo essencial no travesseiro combate insônia (lavanda) ou alivia a respiração de quem tem bronquite ou rinite (eucalipto).

Guia de Aromaterapia

Alecrim: Protege contra a magia. Destrói o ódio. Combate o medo. Ao inalar o aroma, visualize-se iluminado pela radiante luz do sol. Estimulante da glândula Pineal. Para todas as formas de dores nas juntas ou musculares. Cansaço mental e perda de memória. Resfriados, sinusite, asma, catarro


Alfazema: Ativa o mecanismo de autocura. Ao inalar o aroma, visualize a energia curativa permeando seu corpo. A visualização do Chakra Umbilical (situado a altura do umbigo) harmoniza a função do baço.


Almíscar: Ajuda a desenvolver a 3a. visão. Ao inalar o aroma, visualize a abertura do 3° olho. A visualização do Chakra Frontal (situado atrás do meio das sobrancelhas) harmoniza a função da glândula pituitária.


Aloe Vera: Age como calmante e restaura a energia psíquica. Alivia o stress mental. Ajuda na meditação. Ao inalar o aroma, visualize um copo de água turva que vai lentamente se tornando cristalina a medida que a sujeira se deposita no fundo.


Arruda: Atua como um poderoso antí-obsessor. Ativa o mecanismo de autodefesa psíquica. A o inalar o aroma, visualize os espíritos obsessores afastando-se e indo embora.


Benjoim: Ativa o poder mágico no ritual de proteção aos bens

materiais. Ao inalar o aroma, visualize os bens materiais a serem protegidos, como o carro ou o apartamento.


Bergamota: É cítrico, fresco e estimulante. Analgésico. Antidepressivo. Cicatrizante. Antitérmico.


Bétula: Analgésica , antiinflamatória, anti-séptico, adstringente, antidepressivo, depurativo, diurético. Tratamento da celulite elimina as toxinas. Reduz a dor e inflamações das tensões.


Camomila: Para os excessos de entusiasmo e impulsividade, inquietações, impaciência, raiva quando há hipersensibilidade física ou emocional. Antiespasmódico, sedante, antiinflamatório, antidepressivo. Induz ao sono. Combate a insônia. Ao inalar o aroma, visualize-se sentado no meio da floresta observando a natureza.


Capim cidreira (Lemongrans): Febre, dor de cabeça, problemas digestivos, estimulante, repelente de insetos.


Canela: É um anti-séptico poderoso. Usado em inalações em caso de resfriados e gripes. Afrodisíaco, estimulante, anestésico e vermífugo. O aroma ajuda a romper o bloqueio psíquico quando é a causa dos problemas financeiros. Ao inalar o aroma, visualize sua situação financeira melhorando consideravelmente.


Cânfora: Ativa o mecanismo de autopurificação. Alivia o stress físico. Restaura a energia física. Ao inalar o aroma, visualize o seu corpo físico expulsando as impurezas e fortalecendo-se.


Cravo: ativa o mecanismo de autoproteção. Estimula a coragem e desenvolve a autoconfiança. Ao inalar o aroma, visualize-se enfrentando o obstáculo a ser superado com coragem e determinação.


Cardamono: Excelente contra a indigestão com flatulência. Fermentação gástrica anormal, que é a causa do mau hálito. Diarréia acompanhada de cólicas.


Cedro: Pode ser usado em inalações, em casos de tosse e resfriado. Baixa concentração, ansiedade, stress e tensão nervosa, anti-séptico, adstringente e anti-seborréico.


Cipreste: Adstringente, anti-reumático, cicatrizante, usado em banho para as hemorróidas, para pés suados, Varizes, asma, tosse, circulação, problemas na menopausa e menstruação.


Citronela: Repelente de insetos fantástico. antidepressivo, anti-séptico, desodorante, tônico e estimulante.


Cravo: Fortemente anti-séptico,. Em forma diluída faz um excelente gargarejo combinado com eucalipto. Tem efeito analgésico sobre as gengivas. Cicatrizante, antiespasmódico e carminativo. Dores musculares e articulares. Fraqueza física e mental.


Erva Doce: Ajuda a se manter eternamente jovem. Os ramos frescos desta planta eram usados para coroar os atletas gregos nas competições e nas cerimônias religiosas públicas. Ao inalar o aroma, visualize-se tomando banho na fonte da eterna juventude.


Eucalipto: Usado em inalações ou combinado com óleos de lavanda, pinho e tomilho, quando se está congestionado com resfriados. Fazer massagem no peito. Refresca quartos de doentes. Anti-reumático, analgésico e descongestionante. Purifica os ambientes carregados de energia psíquica negativa, principalmente após as brigas e discussões. Ao inalar o aroma, visualize a energia solar purificando o ambiente.



Gerânio: Anti-coagulante, antidepressivo, analgésico, regenerativo e adstringente, cicatrizante e vasoconstritor.


Hortelã Pimenta: Bronquite, resfriado, sinusite, febre, dor de cabeça, náuseas, dores musculares e articulares, indigestão, fadiga mental. Estimulante, refrescante, repelente de insetos.


Jasmim: Estimula a energia sexual. O poderoso aroma atua diretamente sobre o centro sexual, tornando-o perfeito para os rituais amorosos. Ao inalar o aroma, visualize a intensificação do relacionamento atual ou o começo de um novo relacionamento. A visualização do Chakra Básico (situado no períneo) harmoniza a função das glândulas sexuais.


Lavanda Quando colocada no banho, ajuda a relaxar e a refrescar. Pode ser vaporizada no quarto, que ajuda a dormir. Ajuda a aliviar uma forte dor de cabeça. É anti-séptica, boa para picadas de insetos e queimaduras. Em óleos de massagem é útil em casos de reumatismo. Bronquite, insônia, dores musculares pré-menstrual, acne, pequenos machucados e queimaduras. Atua como antidepressivo. Ameniza os estados de descontrole emocional através do controle da mente consciente. Ao inalar o aroma, visualize um dos símbolos do equilíbrio, tal como o T'aí Ch'í, a pirâmide ou o crucifixo.


Lavandim: Com efetiva ação sobre resfriados, ou problemas respiratórios. É melhor para ser usada durante o dia no lugar da lavanda, pois como não tem propriedades sedativas, não vai causar algum problema analgésico ou rufebaciente. Bom para dores de cabeça.


Laranja: É relaxante, sedativo no banho. Digestivo e para a insônia. Laxante, tranqüilizante e desintoxicante. Em cremes de pele, vai melhorar a elasticidade da pele.


Limão: Refrescante, nos banhos vai estimular os sentidos e revigora a pele. Depurativo, anti-reumático, anti-séptico, bactericida, hepático. Resfriados, gripes, garganta inflamada, sistema imunológico.


Lírio: O aroma alivia o sofrimento causado pelo rompimento dos relacionamentos. Ao inalar o aroma, visualize-se como uma pessoa livre e independente que não precisa dele ou dela para alcançar a auto-realização e ser feliz na vida.


Junípero: Excelente óleo de massagem para dores reumáticas. Anti-séptico, antiespasmódico, diurético, tônico, cicatrizante.


Manjerona: Analgésico, anti-séptico, antiespasmódico, carminativo, cefálico, digestivo, expectorante, emenagogo, hipotensivo, sedativo, tônico.


Manjericão: Tônico e anti-séptico. Pode auxiliar o sono. Cefálico, digestivo. Estimulante do córtex da supra renal.


Menta: Antiespasmódico, carminativo. Massagem no peito para doenças pulmonares. Essência de primeiros socorros: náuseas, garganta inflamada e enjôo de viagem.


Mirra: Anti-séptico e antiinflamatório. Usado para tratar a pele rachada e envelhecida. Bom para casos de resfriados, catarros. Fungicida e emenagogo. Desenvolve a religiosidade. Protege do imponderável e atrai as benções divinas. A mirra foi escolhida pelos Reis Magos como um dos presentes para o Menino Jesus. Ao inalar o aroma visualize a cena da visita dos reis Magos ao Menino Jesus na manjedoura. A visualização do Chakra Laríngeo (situado a altura da garganta) harmoniza a função da glândula tireóide.


Olíbano: Para os que se sentem exaustos e com fadiga mental extrema. Tônico respiratório e digestivo, antidepressivo. Desperta a religiosidade. Protege do imponderável e atrai as benções divinas. O olíbano também foi escolhido pelos Reis Magos como um dos presentes para o Menino Jesus. Ao inalar o aroma visualize a cena da visita dos Reis Magos ao Menino Jesus na manjedoura. A visualização do Chakra do Plexo Solar (situado a altura do diafragma) harmoniza a função das glândulas supra-renais, do pâncreas e dos rins.


Pau Rosa: Fortalecedor dos nervos, calmante, anti-bactericida, bom para tratamento de pele. Antidepressivo, cefálico, afrodisíaco, desodorante, estimulante e tônico.


Patchouli: Anti-séptico, Antiinflamatório . Sedativo dos nervosos e antidepressivos. Usado em cosmética para tratar a pele seca e envelhecida, antifúngico. Ativa o desejo sexual (afrodisíaco). Alivia a tensão que precede ao ato sexual. Ao inalar o aroma, visualize alguma cena erótica que preencha suas fantasias sexuais


Palmarosa: Estimulante celular, anti-séptico, Hidratante e febrífugo. Estimulante digestivo. Restabelece o equilíbrio fisiológico da pele e tem imediata ação calmante e refrescante. Cuidados com a pele.


Pinheiro: Anti-séptico poderoso usado em todos os tipos de infecções inclusive respiratórias e urinárias. Indicado para acalmar o stress mental. Antiinflamatório.


Petitgrain: Ansiedade, memória fraca, estafa, calmante, tonifica o sistema nervoso.


Rosa Branca / Rosa Vermelha: O aroma inspira sentimentos de amor, harmonia e paz. O poderoso aroma atua diretamente sobre o centro das emoções, onde as emoções se transformam em sentimentos. Ao inalar o aroma, visualize seu corpo envolto numa pura e brilhante luz branca. A visualização do Chakra Cardíaco (situado a altura do coração) harmoniza a função da glândula timo.


Salvia Esclarea: Muito relaxante, por isso é melhor usar à noite, ajuda a aliviar a ansiedade e a tensão muscular. Fazer massagens sobre o estômago para cólica menstrual. Ótimo efeito tônico após doenças. Balsâmico e anticonvulsivo.


Sândalo: Ajuda a despertar a espiritualidade. Prepara o corpo e a mente para os rituais religiosos e a meditação. Ao inalar o aroma, visualize-se meditando num templo Budista ou Taoísta.



Tangerina Calmante, antiespasmódico, tensão nervosa e insônia. Ajuda a diminuir a celulite e bolsões de gordura, para ajudar o escoamento de sistema linfático.


Tomilho: Estimulante geral (circulação física, psíquica, capilar) Balsâmico, expectorante. Digestão fraca, fermentação, gripe, dores de garganta. Anti-séptico dos pulmões, intestinos, sistema geniturinário.


Tea Tree Antifúngico (cândida albicans, trichomonas), antiinfeccioso, anti-séptico geral, cicatrizante. Externamente em feridas profundas, queimaduras, qualquer tipo de prurido, coceiras generalizadas, seja anal ou vaginal, lesões de herpes, tinha, psoríase, pé-de-atleta, furúnculos e acnes.


Verbena: Estimula o mecanismo de auto-purificação da mente. Ajuda a afastar os pensamentos negativos, poluídos ou destrutivos. Ao inalar o aroma, visualize os pensamentos negativos, poluídos ou destrutivos dissolvendo-se na sua mente.


Violeta: Desenvolve o poder de invocação consciente, facilitando a transmutação e a sublimação,. promovendo a Alquimia Divina. Ao inalar o aroma, visualize um pequeno e brilhante ponto de luz branca acima da cabeça. A visualização do Chakra Coronário (situado no topo da cabeça) harmoniza a função da glândula pineal.


Ylang Ylang Hipotensor, antidepressivo, sedativo, anti-séptico para infecções intestinais e cuidados da pele. Insônia, calmante e para medos. Para desestimulo sexual feminino, Estimula o desejo sexual. É um poderoso afrodisíaco de grande ajuda na cura dos problemas sexuais. Ao inalar o aroma visualize-se envolto numa agradável atmosfera erótica.



Espero que você tenha gostado da abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Livros sobre Terapia Alternativa
  • Cursos online de Terapia Alternativa


  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente com educação