Sete massagens inusitadas para afastar o estresse




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre Sete massagens inusitadas para afastar o estresse.

Após um dia tumultuado de compromissos, uma massagem capaz de soltar aos poucos as costas, a nuca e cada ponto do corpo afetado pela tensão e o estresse dá novo ânimo. Essa forma de relaxamento é tão eficaz que diversos médicos indicam massagens como tratamento complementar. Com o corpo relaxado, a digestão funciona melhor e o raciocínio ganha clareza.

Até problemas graves de saúde apresentam algum sinal de melhora com a ajuda de uma boa massagem. Um estudo da organização norte-americana College Associates, por exemplo, aponta que uma sessão de 20 minutos já pode ser suficiente para reduzir pela metade a ansiedade e as dores em pacientes com câncer. Existem vários estilos técnicas diferentes de massagens disponíveis, veja algumas das mais inusitadas.  


Massagem a quatro mãos - Foto: Getty Images


Massagem a quatro mãos
A massagem tailandesa tradicional já é famosa por promover um relaxamento profundo. A Massagem Thai a Quatro Mãos usa dessa técnica com um toque especial: dois profissionais ao mesmo fazendo movimentos combinados e ritmados com as mãos. "Os movimentos acontecem com tanta sintonia, que a sensação é de um só profissional trabalhando", afirma a esteticista Paula Vaz, do Spa Sorocaba.

Os profissionais fazem amassamentos e deslizamentos dos pés à cabeça, estimulando o fluxo sanguíneo. "É ideal para pessoas que passam muito tempo sentadas ou estão com alguma parte do corpo muito tensa por esforço físico ou má postura", afirma a esteticista Sueli Szterling, proprietária do Espaço Kurma, em São Paulo. 

Massagem com trouxinhas - Foto: Getty Images

Massagem com trouxinhas
De origem oriental, a Massagem Pinda é bem famosa por proporcionar relaxamento unindo duas técnicas: a manipulação com as mãos e a aromaterapia. "Ela é feita com trouxinhas de algodão que contêm ervas medicinais aromáticas (pindas indianas) ou arroz e pedras quentes (pindas chinesas)", conta Michael Roriz, do Blue Garden Spa, em São Paulo. O resultado dos movimentos leves e circulares é um relaxamento muscular profundo. Na massagem com as pindas indianas, a sessão também por ser complementada com uma esfoliação que utilize o conteúdo existente nas trouxinhas. 

Massagem com velas - Foto: Getty Images

Massagem com velas
A Candle Massage é uma técnica americana ideal para dias frios. Ela traz uma suave sensação de conforto físico com o uso de uma vela que tem temperatura adequada para o corpo - a consistência desta vela é diferente das tradicionais, ela é produzida com parafina e muito óleo, por isso se desfaz quando levemente aquecida. "A massagem ajuda a relaxar, estimular a oxigenação e ainda hidratar e melhorar a cicatrização da pele", explica a esteticista Ana Paula Vieira, do Spa Sorocaba. São feitos toques suaves e movimentos circulares, ideais para ajudar pessoas que sofrem de insônia por causa do estresse. 

Massagem para a cabeça - Foto: Getty Images

Massagem para a cabeça
A Champi (que significa "cabeça" na língua hindu) é uma massagem indiana de cabeça que concentra os movimentos terapêuticos nas regiões da cabeça mais vulneráveis ao estresse e ao acúmulo de tensões. "O efeito sobre o todo o organismo é imediato", afirma a naturóloga Juliana Leme, coordenadora terapêutica do Kabanah Spa. "A técnica libera as tensões nos ombros, pescoço e cabeça, estimulando a circulação sanguínea e favorecendo a oxigenação e nutrição das células do corpo."

Juliana conta que uma sessão de Champi tem duração de 30 minutos e pode ser feita com o paciente sentado. "Essa praticidade permite a realização da massagem durante os intervalos do dia a dia, sem atrapalhar os compromissos", diz a profissional. 

Massagem havaiana - Foto: Getty Images

Massagem havaiana
A Lomi Lomi (que significa amassar, esfregar) tem popularidade recente no Brasil. A naturóloga Juliana conta que a massagem é originária da Polinésia e tem a intenção de alinhar mente e corpo. "Com diversos óleos, a terapeuta desliza os braços, os antebraços e os cotovelos por todo o corpo do paciente, utilizando uma coreografia que imita o vaivém do mar", explica. A sensação é diferente de outras massagens, já que em quase nenhum momento há o toque das mãos sobre a pele.  

Massagem com madeiras - Foto: Getty Images

Massagem com madeiras
Na massagem de linha tailandesa Thai Tok Sen, o terapeuta usa instrumentos de madeira para fazer vibrações nos tecidos e músculos de pontos específicos do corpo. "Há um ritmo nos toques das madeiras que, aliado às vibrações provocadas, causa um equilíbrio das energias no organismo", conta Sueli Szterling, do espaço Kurma. A técnica é indicada em casos de dores, fadiga muscular e reumatismo. 

Mix de massagens - Foto: Getty Images

Mix de massagens
Para quem busca uma massagem forte e intensa, a Balinesa é uma boa opção. Segundo a naturóloga Juliana, a técnica mistura várias outras, como Ayurveda, Shiatsu e Reflexologia. "Com relaxamento profundo, ela ajuda a aliviar dores musculares e tensões", conta. Costuma ser feita sobre um colchonete no chão, com uso de óleos e movimentos longos de deslizamento e pressão, feitos com os dedos e as palmas das mãos.



Espero que você tenha gostado da abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Livros sobre Terapia Alternativa
  • Cursos online de Terapia Alternativa


  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente com educação