Terapia oriental: o corpo em equilíbrio




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre Terapia oriental: o corpo em equilíbrio.

A cultura oriental transmite paz, equilíbrio e tranquilidade. Da mesma forma, as terapias que têm origem nessa região do globo proporcionam bem-estar, relaxamento, gerenciamento da ansiedade e angustias e até mesmo o restabelecimento do organismo.

O educador físico Marcos Massatoshi Ito* explica que a terapia oriental tem origem, principalmente, na China, Japão e Índia e visa o bom funcionamento do corpo, assim como, sua interação com o ambiente. "Os ciclos da natureza são as bases da terapia, incluindo o yin/yang (forças opostas que se equilibram quando se juntam), a teoria dos cinco elementos (fogo, terra, metal, água e madeira) e o sistema de circulação de energia pelos canais existentes no corpo humano, chamados de meridianos", explica.

Existem diversas modalidades à disposição, dentre elas shiatsu, reflexologia, do in, seitai e quick massage. "A diferença entre os tipos de massagem é a técnica utilizada que varia desde a pressão das próprias mãos contra o paciente até a utilização de ventosas, pedras, agulhas, mochas e outros."

Sobre o shiatsu, uma das técnicas mais populares no Brasil, Marcos explica que costuma ser descrito como uma acupuntura sem agulhas, pois trabalha com os meridianos do corpo, promovendo o equilíbrio entre eles. "Quando a energia que circula nos canais dos meridianos é interrompida ou se acumula, começa a haver perturbações que causam desconforto e dor." A terapia busca restabelecer o fluxo normal da energia vital.

A reflexologia trabalha de forma diferente e é considerada uma terapia complementar. Ela se baseia no princípio de que existem áreas (ou pontos reflexos) nos pés, mãos e cabeça, principalmente, que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura no corpo. Esses pontos são considerados os terminais dos canais de energia e, quando estão obstruídos, devem ser tratados para que a harmonia seja restaurada.

Conhecida como massagem expressa, a quick massage tem duração média de 15 a 20 minutos e utiliza as técnicas de alongamento e de shiatsu, estimulando o relaxamento muscular dos membros superiores, cervicais, torácicas e lombares, proporcionando uma sensação de bem-estar.

As técnicas orientais são muito procuradas por quem busca terapias preventivas, estéticas, de relaxamento e até curativas, como é o caso de dores nas costas.

Usufrua da sabedoria milenar. Deixe a energia fluir e mantenha sua vitalidade em alta.

Fonte: Nestle



Espero que você tenha gostado da abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Livros sobre Terapia Alternativa
  • Cursos online de Terapia Alternativa


  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente com educação