Saiba mais sobre o Yoga




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre Saiba mais sobre o Yoga.

A palavra "Yoga" é derivada do sânscrito"yuj" que expressa integrar, unir e totalizar.

A filosofia do método é justamente essa, unir a mente e o espírito utilizando as posições praticadas (assanas), a respiração (pranayamas) e a meditação.

Em conjunto com essas três técnicas é possível  desviar toda sua atenção para o corpo, acalmando sua mente para assim proporcionar um momento só seu de reflexão e auto-reconhecimento.

Tipos de Yoga

Existem dezenas de tipos de Yoga ao redor do mundo, sendo as mais comuns Hatha Yoga e Ashtanga. Existem outros diversos ramos do Yoga, entre eles podemos citar a Raja-Yoga, Jnana-Yoga, Carma-Yoga, Bacti-Yoga e Hata-Yoga, que possuem enfoques diferentes nas ações e atividades com seus praticantes.

Conhecida por ser a vertente mais utilizada no Ocidente, o Hatha Yoga busca o equilíbrio entre as forças lunar e solar, o feminino e masculino, e a plena atenção da ação.

Para a prática é preciso muita concentração ao correto alinhamento corporal durante as posições, e a supervisão de um mestre experiente. O objetivo é aumentar a flexibilidade e a paciência.

O Ashtanga Yoga é praticado em séries fixas de posturas e a respiração é o principal elemento dessa vertente. A aula é mais voltada para o físico do que mental, e os exercícios são mais próximos de um aeróbico com vários movimentos acelerados que fazem suar.

A técnica proporciona mais equilíbrio, energia, tônus muscular, flexibilidade e alongamento.

Na Yoga, procura-se tornar o indivíduo mais consciente em postura, alinhamento e padrões de movimento. Na sua prática, os movimentos devem ser sempre acompanhados por um profissional formado na área. Utiliza-se o próprio peso do corpo como resistência focando principalmente no fluxo de energia entre um movimento e outro.

Esta filosofia busca entre outras coisas, bem estar e equilíbrio, redução do estresse além de caminho para o autoconhecimento, desenvolvendo ao máximo o potencial humano.

Benefícios

  • Aumenta a energia
  • Fortalecimento geral
  • Acalma o sistema nervoso
  • Aumento da flexibilidade
  • Aumento da sensação de felicidade

Quem deve fazer?

Deve-se lembrar primeiramente que há uma grande variedade de opções de linhas e aulas dentro da filosofia. Algumas têm foco maior nos exercícios físicos, algumas incluem exercícios de canto, e outras se concentram mais em trabalhos de respiração e meditação.

Antes de começar uma aula, precisamos ter em mente o que queremos conquistar com a Yoga. Isso vai depender do seu estado de saúde física, boa forma e até mesmo da sua personalidade. Se for possível, procure experimentar diferentes estilos e professores, antes de se submeter a uma prática regular.



Espero que você tenha gostado da abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Livros sobre Terapia Alternativa
  • Cursos online de Terapia Alternativa


  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente com educação