8 dicas para melhorar a sua prática de Yoga




Temos estruturas corporais únicas e níveis de flexibilidade diferentes. A boa notícia é que o propósito de incluir yoga em sua agenda diária é – não de atingir a flexibilidade perfeita, mas – trazer o corpo, a respiração e a mente juntos. Preparem-se com essas dicas simples e suba no tapete de yoga com a atitude de um yogi.

#1 Respeite os limites do seu corpo. Consegue fazer seu nariz tocar no joelho ao dobrar-se para frente? Algumas pessoas conseguem se curvar mais que outras. Então você se curva de acordo com sua capacidade. Ame seu corpo e respeite os seus limites. Você não precisa se comparar com o vizinho ou com alguém na TV, nem fazer exatamente o que outra pessoa está fazendo. A regra de ouro é se manter estável e confortável nos asanas de yoga. Não force demais ou tentando exagerar, nem seja preguiçoso. Faça o quanto conseguir com conforto e estabilidade. 

#2 Use a métrica do sorriso de Yogi. Pratique Yoga com um senso de alegria. Quando você exagerar em um alongamento, o sorriso será a primeira coisa a sumir. Se você não estiver sorrindo, saiba que não está fazendo algo certo. Ou você está se alongando demais ou você não está confortável. Reajuste seu corpo para recuperar seu lindo sorriso. Com a prática regular você vai adquirir mais força e flexibilidade. Não há necessidade de ter pressa, seu tapete de yoga permanecerá ali.

#3 Respire. Tome respirações profundas e longas ou respeirações ujjai. Respirações ujjai ou respirações longas e profundas te ajudam a relaxar e a manter a postura. Você pode até mesmo usar a respiração para se alongar mais. Repouse no asana e sinta o alongamento.

#4 Respeite e honre suas práticas de yoga. Yoga não é apenas um exercício físico: você pode experimentar conexão profunda com você mesmo e com outros com a prática regular de yoga.

#5 Tenha a atitude de Yogi. Vá para dentro. Enquanto praticar os asanas de yoga, utilizar ritmos específicos de respiração liga respiração e o corpo. Manter a atenção onde o alongamento acontece liga o corpo e a mente. O corpo, a respiração e a mente se juntam em harmonia durante os asanas. A atitude de yogi ajuda a aprofundar sua prática.

#6 Observe. Qual mão você usa com mais frequência? Qual perna você tende a inclinar mais quando se levanta? Observe coisas sobre seu corpo, você favorece especialmente mais um lado que outro?

#7 Medite. Os asanas de yoga te preparam para meditação e a meditação, por sua vez, aprofunda suas práticas de yoga. 

#8 Pratique yoga em seu tapete e viva yoga além dele. Você consegue esticar a mão para algum estranho? Você consegue se manter estável e respirar, apesar da dor, em situações difíceis (da mesma forma que você usa a respiração para estabilizar asanas difíceis)?

Reflita sobre isso durante as 24 horas do dia e não apenas em uma hora da prática de yoga. É por isso que yoga é um estilo de vida e não apenas um exercício.



Comente:

Nenhum comentário

Comente com educação