A acupuntura, musicoterapia e a massagem ajudando pacientes




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre A acupuntura, musicoterapia e a massagem ajudando pacientes.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_eD-HiW6FeZC_n4b7KpLUQ3SVm6DSgrgB2phPF0Xynlo8DlOpu9XtWbKVsNbkP94uexFlTCMCxPA9iB5KH2-l7DD4ydOtcqR9YVwx8bAqiB9wSnb7UNFb0VsG7dB1vJSY0DpreaD_Yhic/s1600/massagem%255B1%255D.jpg


Se você é mito cético, provavelmente vai demorar para acreditar nos benefícios de todas as terapias alternativas. Afinal de contas, como acreditar que uma agulha colocada num lugar nas costas pode te trazer algum beneficio? Vamos falar de três terapias que são muito utilizadas e que produzem ótimos resultados: Massagem, acupuntura e musicoterapia.
Pesquisas recentes também já provaram a eficiência dessas medidas no combate a dores generalizadas, musculares, irritabilidade e depressão – sintomas relacionados a vários tipos de doenças. A importância é tanta que o governo brasileiro aprovou, em maio de 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que incentiva a introdução de atividades pouco comuns à medicina ocidental, como homeopatia, fitoterapia, ginástica chinesa, tai chi chuan e medicina antroposófica no Sistema Único de Saúde (SUS).

Acupuntura

Essa busca por outros tipos de tratamento retoma o cuidado integral da saúde das pessoas, uma prática milenar disseminada pelos chineses e indianos no mundo ocidental. Por isso, é muito comum encontrar, naquele lado do mundo, muitos trabalhos científicos publicados nos últimos dois anos sobre esse tipo de tratamento. No Instituto de Medicina Oriental da Coreia do Sul, pesquisadores fizeram uma revisão científica sobre os resultados efetivos da acupuntura sobre a rinite alérgica e concluíram que ela pode tratar e prevenir a doença crônica.

A acupuntura também se mostrou um grande aliado no combate à enxaqueca. Um grupo de cientistas de três centros de pesquisa da China percebeu grandes melhoras em relação ao desconforto causado pela doença e efeitos de prevenção de novos surtos de dores, provando que o método tem efeitos fisiológicos no organismo.

No ocidente, os estudos também apresentam resultados positivos. Uma revisão científica feita por pesquisadores ingleses, da Keele University, em relação a tratamentos eficazes contra hérnia de disco indicou que a acupuntura e a massagem são seguras e efetivas, assim como a manipulação espinal e os remédios convencionais.

Música

A música pode ajudar no tratamento de algumas doenças, principalmente as neurológicas. Um grupo da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, percebeu que a aplicação da música pode afetar as pessoas sob vários aspectos, principalmente os pacientes com graves problemas de saúde mental. Um artigo que saiu no começo do ano na publicação J Music Ther, mostrou dados significativos de melhora na qualidade de vida desse tipo de paciente, embora os sintomas das doenças não tenham sido alterados.

Segundo um trabalho feito no Hospital Universitário de Montpellier, na França, a musicoterapia tem um impacto positivo entre pessoas com Mal de Alzheimer. De acordo com o estudo, a música ajuda a preservar, ou amenizar, diversas alterações causadas pela doença: sensoriais, cognitivas, emocionais, comportamentais e sociais. Músicas instrumentais, como clássica, jazz e world music, foram usadas para estimular os pacientes a recordar histórias e imagens do passado.

A eficiência do tratamento pode ser medida por meio dos depoimentos de pacientes que se encontram nos primeiros estágios da doença. Depois das sessões, todos eles expressaram sensação de bem-estar e prazer, dizendo coisas como "Eu não sabia que a música poderia ter esse tipo de impacto sobre mim" ou "Essa música me lembra minha infância". O nível de ansiedade, assim como de depressão, caiu de forma significativa. Um estudo da Universidade de Innsbruck, na Áustria, diz que a música provoca mudanças fisiológicas nas pessoas. Ela ativa partes do cérebro, principalmente o córtex temporal e frontal, tálamo e cerebelo, essenciais para a percepção do ritmo, melodia e harmonia.

Massagem

No Brasil, o massoterapeuta já é uma classe profissional, ainda que muitos médicos torçam o nariz para ela. A massagem pode não curar doenças em fases agudas, mas ajuda a melhorar vários sintomas e a prevenir recaídas. Uma leve massagem sobre o corpo diminui a pressão sanguínea, a frequência cardíaca e a morte das células NK (um tipo de linfócito, que trabalha para a proteção do organismo) durante a radioterapia para quem está fazendo tratamento contra o Cancer. Os efeitos, no entanto, são de curto prazo.

A massagem aplicada por um especialista ajuda a diminuir a dor e a depressão. Para esse tipo de paciente, qualquer alívio significa muito.  A massagem também pode ajudar mães a lidarem com seus filhos: bebês e crianças que recebem massagem tendem a chorar menos, ficam mais relaxados e interagem melhor com suas mães.

Um estudo com neurocirurgiões do Hospital da Criança de Seattle, nos Estados Unidos, revelou que 75% de seus pacientes seguiam, além do tratamento convencional, práticas como acupuntura, fitoterapia, massagem, ioga e orações. O estudo mostrou também que 63% dos médicos consideram tais práticas tão importantes que recomendam que elas façam parte do tratamento mesmo em casos de neurocirurgia.

Esses dados foram adaptados de uma reportagem da revista epoca que mostra que vários estudos demonstram que as terapias alternativas pode trazer benefícios em tratamentos de diversas patologias.



Espero que você tenha gostado da abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Livros sobre Terapia Alternativa
  • Cursos online de Terapia Alternativa


  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente com educação