10 doenças que a acupuntura pode tratar




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre 10 doenças que a acupuntura pode tratar.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTB6vXyL6PU4m1pkPipwZBognDBnfcRABV3DxUVWLnoVNDOpJjOUU1BOVBW3Bh_4aMyd5rtFs65-TWqgsFvtkeR87LHsMdhYoEgIIEDBGHeAEaIVZZW7PDVviX7Po8x-VnS2fyqCOA3_E/s1600/Benefi%CC%81cios-da-Acupuntura-para-a-Este%CC%81tica.jpg

Apesar de ser usada na China há mais de cinco mil anos para curar pacientes com centenas de tipos de doenças diferentes, a acupuntura não se livrou de um forte estigma ao ser trazida ao ocidente. Foram necessárias várias décadas, estudos e muitos resultados positivos para que ela finalmente fosse reconhecida como um método eficaz para tratar doenças. Hoje, a acupuntura é considerada mais uma especialidade médica.

Acesse o blog Sua Saúde
Leia o blog Faça Fisioterapia

Ela pode ser usada como único tratamento para várias doenças, ou como tratamento complementar em muitas outras. Por exemplo, um paciente com câncer pode se beneficiar da acupuntura para aliviar os efeitos colaterais da quimio e da radioerapia.
Conheça alguns dos problemas de saúde que podem ser tratadas com a ajuda das agulhas:
1. Dores de cabeça – Apesar de parecer um problema simples, algumas pessoas sofrem de enxaquecas tão fortes que não conseguem sair da cama por alguns dias, tendo que faltar ao trabalho. Como a acupuntura envia estímulos ao sistema nervoso, é perfeita para ajudar pacientes lidando com o problema.
2. Fibromialgia – A dor generalizada em músculos, articulações e ligamentos pode ter um grande alívio graças à acupuntura. Especialistas afirmam entretanto que ela deve ser um complemento do tratamento principal, pois o alívio é temporário e funciona melhor com dores localizadas, ao invés da generalizada.
3. Depressão – Uma das doenças mais enigmáticas que existe, a depressão termina sendo tratada de várias maneiras. A acupuntura pode aliviar sintomas e ajudar o paciente a sair do ciclo de fadiga e tristeza constante.
4. Traumas – Assim como no caso da depressão, a acupuntura pode ajudar pacientes que estejam lidando com um trauma emocional muito forte, como a perde de um ente querido. As sessões podem trazer a calma necessária para passar por este período difícil.
5. Cólicas menstruais – Não são uma doença, mas as cólicas menstruais causam dor em muitas mulheres. A medicina chinesa, incluindo a acupuntura e o uso de ervas, pode diminuir ou até eliminar os sintomas, restaurando o equilíbrio hormonal e contribuindo para aliviar os sintomas também da TPM.
6. Insônia – Por seus efeitos calmantes, a acupuntura ajuda quem sofre de distúrbios do sono, entre eles o sonambulismo e a insônia. Talvez sejam necessárias também mudanças no estilo de vida do paciente, como na dieta e nos níveis de estresse, para completar o tratamento.
7. Síndrome do pânico – A síndrome ou transtorno do pânico pode ter várias causas, entre elas os estresses que todos temos que lidar no dia a dia, ou algum trauma mais intenso. Para restabelecer o equilíbrio emocional do paciente, a acupuntura trabalha a energia, fortalecendo os canais por onde ela passa no corpo e ajudando a aliviar os sintomas.
8. Tendinite – As atividades repetitivas, como digitar no computador, usar o mouse ou outras, podem causar uma inflamação dos tendões, conhecida como tendinite, e que causa muita dor, podendo evoluir para casos mais graves. A acupuntura ajuda o corpo a se desintoxicar para combater a inflamação, e também preconiza a imobilização do membro afetado, ou a diminuição da atividade. Mudanças no estilo de vida também são indicadas.
9. Gerenciamento do estresse – Também não é uma doença, mas sim um mal generalizado na sociedade moderna. Para se livrar das garras do estresse, a acupuntura e outras terapias alternativas podem ser o que você precisa. Entre os benefícios estão o fato de não ser um método invasivo e não causar efeitos colaterais.
10. Dores em geral – A acupuntura se tornou conhecida no Ocidente graças a seu poder analgésico. Por isso, pode ser usada para aliviar quadros em que haja dor crônica ou aguda, como na recuperação de cirurgias ou em lesões musculares.


Espero que você tenha gostado da abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Livros sobre Terapia Alternativa
  • Cursos online de Terapia Alternativa


  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente com educação