Dúvidas frequentes sobre a Acupuntura Auricular




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre Dúvidas frequentes sobre a Acupuntura Auricular.

Acupuntura, uma terapia alternativa no tratamento da Fibromialgia –  InterFISIO


O que é acupuntura auricular?

A acupuntura auricular é uma técnica de tratamento que consiste no estímulo de pontos determinados da orelha. Podem ser utilizados neste processo agulhas, esferas, sementes, magnetos, ponto cristal, eletroestímulos, outros).

Posso usar outros tratamentos junto com a acupuntura auricular?

Sim, pode-se associar a acupuntura auricular a outros tratamentos. Fisioterapia, remédios naturais, alopatias, psicoterapia, homeopatia, fitoterapia, florais, geralmente são beneficiados pela associação com a acupuntura auricular, ocorrendo desde a aceleração e a facilitação de processos terapêuticos até a redução das doses dos remédios utilizados.

Quais os efeitos colaterais da acupuntura auricular ?

Alguns pacientes podem se sentir sonolentos e relaxados após a sessão. Em certos casos pode haver a piora dos sintomas, que geralmente é seguida pela melhoria da condição do paciente. Pontos muito sensíveis podem se tornar dolorosos se manipulados em excesso, porém a dor resultante tende a melhorar com o passar do tempo.

A acupuntura auricular pode transmitir doenças?

A acupuntura auricular é um método invasivo e, como tal, deve-se seguir as regras básicas de esterilização. Usando-se material esterilizado não há risco algum. As agulhas utilizadas são descartáveis, tornando mais prático e seguro o tratamento.

Como é uma sessão de acupuntura auricular?

Na primeira consulta busca-se estabelecer qual o tipo de deficiência energética e emocional do paciente, e selecionar os pontos de acordo com o diagnóstico. Após a limpeza da pele, as agulhas descartáveis são inseridas e deixadas no local, sendo retiradas depois de uma semana.As sessões posteriores são aproximadamente iguais.

As agulhas podem permanecer na pele após a sessão?

Sim. Em alguns casos, deixa-se uma agulha pequena coberta com micropore no período entre uma sessão e outra, para que haja estímulo do ponto durante todo este tempo. A agulha semipermanente, como é chamada, pode ser molhada, recomendando-se apenas que seja retirada ao primeiro sinal de incômodo.

Qual a freqüência do tratamento?

Usualmente a freqüência é de uma vez por semana, porém em casos agudos sessões diárias podem ser necessárias. A duração do tratamento é dependente do tempo da doença: quanto mais recente, mais rápido o resultado. Algumas doenças respondem mais rapidamente que outras. Como exemplo, dores lombares de origem muscular com menos de seis meses de duração exigem, em média, cinco sessões até o seu controle.

Quando posso interromper o tratamento?

Geralmente a alta acontece na ausência dos sintomas que levaram o paciente ao consultório. Em princípio, sessões de manutenção não são necessárias, mas o paciente deve retomar o tratamento se notar que os sintomas estão reaparecendo. Neste caso, quanto mais cedo, mais rápido o resultado.

Como a acupuntura auricular age?

A acupuntura auricular estimula os pontos, mantém o equilíbrio energético do corpo, estimula a produção de substâncias que teriam ação sobre receptores do sistema nervoso (neurotransmissores e neuromediadores), e que o resultado final seria a normalização das funções alteradas. A acupuntura auricular tem também ação anti-inflamatória por estimular a produção de corticóides pela glândula supra-renal. A acupuntura auricular é mais que um analgésico, combatendo a dor através da resolução do processo inflamatório que a causa. Há similaridades entre os efeitos da acupuntura auricular e os causados pela serotonina, que é um neuromediador produzido pelo nosso cérebro.

A auriculoterapia é uma técnica terapêutica que trata disfunções e promove analgesia através de estímulos em pontos reflexos na orelha externa ou no pavilhão auricular.

Visa também harmonizar as funções dos Zang/Fu (órgãos e vísceras) e das enfermidades físicas e mentais promovendo um tratamento de saúde, aproveitando o reflexo que a auricular exerce sobre o sistema nervoso central. (Souza M., 2001; Yamamura Y., 2001; Reichmann B. T., 2002.)

A orelha externa é um dos vários microssistemas do corpo humano, assim como as palmas das mãos, as plantas dos pés, o crânio, as regiões laterais da coluna vertebral. Na escola chinesa o pavilhão auricular possui mais de 200 pontos para tratamento, na escola francesa, possui cerca de 30 pontos. (Reichmann B. T., 2002).

Ao efetuar a sensibilização desses pontos por agulhas de acupuntura, o cérebro recebe um impulso que relacionado com a área do corpo, produz o tratamento. (Souza M., 2001)



Espero que você tenha gostado da abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Livros sobre Terapia Alternativa
  • Cursos online de Terapia Alternativa


  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente com educação