A acupuntura é segura em crianças?




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre A acupuntura é segura em crianças?.


A acupuntura é um segmento da Medicina Tradicional Chinesa, e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a terminologia da OMS (Organização Mundial da Saúde).Consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", com a finalidade de melhorar os sintomas de diversas doenças.

A prática da acupuntura em crianças é muito segura quando realizada por profissionais treinados.Esta é a conclusão de pesquisadores da Universidade de Alberta (Edmonton, Canadá), após  revisarem um total de 37 estudos, os quais incluíram 1.422 pacientes.As principais conclusões desta revisão foram:

- Entre um total de 278 eventos adversos registrados na literatura médica nos últimos 60 anos, a maioria destes foram considerados leves.

- A incidência global dos eventos adversos leves foi 11,8% (168 relatos em 1.422 pacientes).

- Dor, hematomas (manchas roxas causadas pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos), sangramentos e piora do quadro clínico, foram responsáveis pela grande maioria dos eventos adversos.

- Apenas 25 eventos adversos notificados foram considerados graves, e a maioria parece ter sido causada por uma prática inadequada do método.

Fonte: Pediatrics.

 



Espero que você tenha gostado da abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Livros sobre Terapia Alternativa
  • Cursos online de Terapia Alternativa


  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente com educação