Precauções sobre o Shiatsu




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre Precauções sobre o Shiatsu.

Shiatsu é uma técnica simples e inofensiva, se praticada com um mínimo de bom senso. Quase todas as pessoas podem receber shiatsu. As situações em que não deve ser aplicado são de casos extremos - portanto óbvias. 

Converse com a pessoa que vai receber o shiatsu antes de aplicá-lo. Informe-se sobre sua saúde - se ela tem algum problema físico ou doença, se está tomando algum medicamento, se sofreu alguma cirurgia recentemente, ou se há qualquer coisa que ela gostaria de lhe comunicar antes de começarem. 

Deixe-a à vontade para expressar qualquer desconforto que ela venha a sentir durante a aplicação do shiatsu. Permaneça sempre atento ao que você está fazendo e sensível Às reações do paciente. 

Não trabalhe em pessoa com enfermidades sérias, doenças contagiosas ou infecções graves. Em caso de dúvida, procure orientação. É obvio que não devemos pressionar sobre cortes, machucados, queimaduras, inchações, manchas roxas provocadas por pancadas ou qualquer tipo de escoriação. Não manipule ou pressione diretamente sobre articulações com artrite ou reumatismo. Não pressione sobre varizes, úlceras, ou em qualquer outra situação em que uma pressão externa possa provocar hemorragia interna. 

Se seu paciente usa lentes de contato, faça com que ele as retire. Não trabalhe em pessoas com o estômago muito cheio, ou com muita fome. Pessoas frágeis devem ser trabalhadas com suavidade. Crianças, idosos e grávidas podem e devem receber shiatsu, mas precisamos ser cuidadosos e suaves. No caso de gravidez adiantada, aplique shiatsu nas costas com a paciente deitada de lado. Evite pressões sobre o feto (mas você pode tocá-lo!), e seja delicado com os tsubos. Shiatsu em grávidas é uma das experiências mais bonitas e gratificantes para o shiatsu-terapeuta. Trabalhando regularmente com uma grávida no mínimo você vai se sentir meio "padrinho" do neném quando ele nascer!

No início, evite casos que lhe pareçam complicados - até que você obtenha mais experiência e se sinta mais seguro. Seja sensível e aja com bom senso e inteligência, e seu shiatsu será sempre um presente que trará muitos benefícios e satisfação às pessoas. E a você também.


Espero que você tenha gostado da abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Livros sobre Terapia Alternativa
  • Cursos online de Terapia Alternativa


  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente com educação