Acupuntura pode disseminar doenças sérias




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre Acupuntura pode disseminar doenças sérias.

Infecções bacterianas, hepatite B ou C e, possivelmente, até o HIV podem ser transmitidos pela acupuntura se forem usadas agulhas, compressas e algodão contaminados, segundo especialistas da Universidade de Hong Kong. Originária da China, a acupuntura é uma das terapias alternativas mais usadas mundialmente, e é caracterizada pela inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, principalmente para o tratamento de dores.

Em artigo publicado no British Medical Journal, os pesquisadores destacam que o número de infecções associadas à acupuntura tem crescido em todo o mundo, o que aponta para a necessidade de medidas mais rigorosas de controle. "Para evitar as infecções transmitidas pela acupuntura, medidas de controle de infecções devem ser implementadas, como o uso de agulhas descartáveis, procedimentos de desinfecção da pele e técnicas de assepsia", escreveram os autores. "Normas estritas e requisição da acreditação também são necessárias", acrescentou o pesquisador Patrick Woo.

De acordo com os especialistas, devido ao fato de as agulhas serem inseridas alguns centímetros abaixo da pele, a acupuntura pode trazer riscos à saúde se medidas de higiene e segurança não forem tomadas, dando origem a uma nova síndrome - a micobacteriose da acupuntura. "Essa é uma nova infecção causada por micobactéria, que cresce rapidamente em torno do ponto de inserção da acupuntura, como resultado de gazes, toalhas e compressas contaminadas. Há um longo período de incubação, mas a infecção normalmente leva a grandes abscessos e úlceras", explicaram os autores.

Até o momento, os pesquisadores descreveram 50 casos em todo o mundo, que ocorreram, principalmente, devido à falta de desinfecção da pele do paciente antes da inserção das agulhas. E, embora a maioria tenha se recuperado das infecções, de 5% a 10% dos casos resultaram em problemas graves, incluindo desgaste das articulações, falência múltipla dos órgãos, necrose da pele e paralisia. Além disso, cinco casos de transmissão de hepatite B foram associados à acupuntura.

Em relação à hepatite C e ao vírus da AIDS, os pesquisadores destacam que também pode haver probabilidade de infecção através da terapia. "Apesar de não existir evidências claras para apoiar uma relação entre acupuntura e infecção pelo HIV, há relatos de pacientes com HIV que não apresentaram outros fatores de risco senão a acupuntura", ressaltaram os pesquisadores.



Espero que você tenha gostado da abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Livros sobre Terapia Alternativa
  • Cursos online de Terapia Alternativa


  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente com educação