Benefícios da Acupuntura para a saúde




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre Benefícios da Acupuntura para a saúde.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a acupuntura pode aliviar os sintomas de mais de 40 doenças, bem como permitir a reabilitação de pacientes em algumas sessões. Problemas gastrointestinais, como náuseas e vômitos, dependência química, bronquite, asma e, até mesmo, acidente vascular cerebral podem ser tratados a partir da técnica chinesa.

Entre os benefícios do tratamento para a saúde, a melhora da qualidade de vida é inquestionável, uma vez que a acupuntura possibilita a regulação do metabolismo e emagrecimento, controle de estresse e ansiedade e alívio de dores no geral.

A acupuntura ajuda a diminuir as dores nas costas, enxaqueca, cólicas menstruais e reduz as dores causadas pela fibromialgia, pois a introdução de agulhas finas em pontos específicos no corpo pode ativar fibras musculares e isto faz com que a medula espinhal estimule o cérebro a liberar substâncias, como endorfina, que reduzem a dor e promovem relaxamento e sensação de bem-estar.

Confira, a seguir, as principais vantagens do método.

Alívio de dores e enxaqueca

Por oferecer soluções de tratamento analgésico e anti-inflamatório, a acupuntura facilita a atenuação de sintomas de dor nas articulações, dor nas costas, dor de cabeça crônica ou enxaqueca, por exemplo. A partir do relaxamento muscular viabilizado pela técnica, é possível aliviar a tensão e melhorar a qualidade de vida pessoal e profissional dos pacientes.

 

Regulação do metabolismo e emagrecimento

Visto que o acúmulo prejudicial de peso corresponde a um desequilíbrio nos órgãos e níveis hormonais, o tratamento com acupuntura permite a sua reestruturação, oferecendo estabilidade a pontos do baço ao fígado, que regularizam seu metabolismo. Por consequência, a técnica permite a eliminação de líquidos em excesso, gorduras localizadas, bem como a retirada de toxinas, influenciando no emagrecimento saudável.

 Controle do estresse e redução de sintomas de ansiedade e depressão

Por proporcionar relaxamento, que minimiza a tensão por meio do equilíbrio das energias do corpo, a acupuntura estimula a produção de hormônios relacionados ao bem-estar. Dessa forma, é possível reequilibrar o funcionamento dos hormônios, como o cortisol, controlando o estresse e minimizando sintomas de ansiedade e depressão.

No entanto, é válido destacar que esse procedimento deve ser realizado apenas por profissionais qualificados, como em clínicas que oferecem acupuntura na Vila Olímpia, visto que o uso inadequado de agulhas pode ocasionar problemas mais graves. Além disso, em qualquer alteração ou percepção de alguma disfunção corporal, a procura por assistência especializada é fundamental, sendo necessário o acompanhamento de um fisioterapeuta e acupunturista para melhorar suas condições físicas.


Espero que você tenha gostado da abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Livros sobre Terapia Alternativa
  • Cursos online de Terapia Alternativa


  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente com educação