Terapias alternativas: descubra qual é a mais indicada para você





Terapia Alternativa

Acabar com estresse e tornar o seu dia a dia muito mais saudável, descubra qual a melhor terapia para você
Foto: Getty Image

Perder alguns quilinhos, fortificar a musculatura, melhorar os batimentos cardíacos ou simplesmente descansar, com tantas terapias e procedimentos de relaxamento contemporâneos por aí, a escolha da alternativa correta pode acelerar os resultados e proporcionar maiores benefícios ao corpo. Para saber qual é a solução mais exata para seus problemas, montamos uma seleção de tratamentos e terapias que prometem acabar com estresse, melhorar o condicionamento físico e tornar o seu dia a dia muito mais saudável e proveitoso.

 

· Ducha de ozônio

O tratamento é realizado em uma câmara desenvolvida pela Nasa, que funciona como uma sauna individual, com temperatura oscilando entre 38 e 45 graus Celsius a cada 5 minutos. Com o paciente sentado e seu corpo envolvido pelo aparelho, libera-se o gás ozônio aos poucos. O calor dilata os poros, fazendo com que o gás penetre nas camadas profundas da pele até atingir a corrente sanguínea. Resultado: a oxigenação de todo o corpo é estimulada e ocorre aumento do metabolismo e liberação de toxinas pela urina e pelo suor.

Indicado para: Desintoxicação do corpo, relaxamento e acabar com o stress

 

· Passeio na piscina de seixos

Baseado no princípio da reflexoterapia, técnica chinesa que relaciona os pontos dos pés com órgãos, ossos, glândulas e músculos, o tratamento consiste em caminhada dentro de uma piscina rasa de chão de pedra. O resultado é uma massagem vigorosa na planta dos pés, que, além de equilibrar a energia corporal.

Indicado para: combater problemas como cólica menstrual, dores de coluna e enxaqueca

 

· Hidrocaminhada

A grande novidade é a Pista Aquática Ergométrica, uma piscina em formato de pista de corrida com água até a altura da cintura a 33 graus Celsius e com seis duchas laterais. Os jatos criam uma correnteza que aumenta a resistência da água durante a caminhada, reforçando, assim, os benefícios do exercício aeróbico.

Indicado Para: melhora do sistema cardiovascular, queima de gordura e fortalecimento da musculatura, especialmente a dos membros inferiores.

 

· Geoterapia

Segundo a medicina chinesa, sentimentos como medo, ansiedade e tristeza e certos alimentos podem levar a um acúmulo de umidade em determinadas regiões do corpo, desequilibrando a energia vital e comprometendo a saúde. Para prevenir e tratar o problema, os terapeutas aplicam argila vermelha, que absorve a umidade que se acumula principalmente no abdome, nas pernas e nas articulações.

Indicado Para: combater sentimentos ruins, estresse e cansaço

 

· Geobiologia

É uma técnica oriental que utiliza pedras e cristais coloridos para reequilibrar a energia corporal e, assim, prevenir e tratar problemas de saúde. As pedras são colocadas sobre os chakras (principais pontos de energia do corpo) comprometidos, fazendo com que recuperem a vibração e a frequência energética correta. As diferentes cores das pedras e dos cristais têm características próprias.

Indicado para: quem pretende relaxar e se livrar do estresse

Terapia alternativa

Pedras e cristais coloridos para reequilibrar a energia corporal
Foto: Getty Image

· Alpha massagem

O corpo fica sob os efeitos de um aparelho chamado Alpha Massagem: a máquina emite vibrações e regula a temperatura interna conforme o objetivo do tratamento. Há dez programas diferentes. Durante a sessão, a pessoa ouve sons da natureza e usa óculos que emitem luz.

Indicado Para: Perda de peso, desintoxicação e relaxamento

 

· Técnica de Alexander

Além de corrigir a postura, esse método alivia dores musculares e articulares e tem efeito antiestresse. Por meio de toques suaves, o terapeuta alonga a coluna e as articulações e deixa os músculos relaxados. São realizados também exercícios que simulam situações do dia-a-dia, como levantar de uma cadeira, subir as escadas e escovar os dentes, para ensinar a postura correta.

Indicado Para: Relaxar, combater as dores nas costas e alongar os membros do corpo

 

· Unterwassermassagem

Em uma banheira com água a 37 graus Celsius, o terapeuta utiliza uma mangueira com um jato forte e regulável para massagear todo o corpo do paciente. Os movimentos são minuciosamente controlados. A técnica estimula a circulação sanguínea e linfática, prevenindo a formação de celulite, e é usada também para fortalecer a musculatura e aliviar a tensão muscular.

Indicado Para: perca de peso, melhora da circulação sanguínea e fortificação dos músculos

Compressa de feno e de ervas aromáticas

Com o paciente deitado, o terapeuta aplica duas toalhas secas diretamente sobre o abdome e, por cima, coloca um travesseiro de feno e outras ervas, úmido, à temperatura de 45 graus Celsius. As plantas liberam uma substância capaz de manter a compressa aquecida.

Indicado Para: Relaxamento, melhora da circulação sanguínea e do funcionamento do intestino

 

· Tanque de flutuação

Um grande tanque de fibra de vidro - 2 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 1,5 metro de profundidade - importado do Japão tenta simular o Mar Morto. A água, à temperatura do corpo, é misturada a 800 quilos de um sal especial, anulando a força da gravidade. Assim, o paciente flutua enquanto ouve músicas instrumentais.

Indicado Para: Relaxamento profundo, melhora do sono e da circulação sanguínea



Comente:

Nenhum comentário

Comente com educação