O alternativo na gestação




Olá! Eu sou a Dani e esse texto fala sobre O alternativo na gestação.

Parece difícil, mas manter o controle na gravidez é possível e só traz benefícios para a mamãe e o bebê. 

Geralmente as mulheres ficam na defensiva durante a gravidez. Isso porque, como todo ser vivo que procria, a mamãe desenvolve um instinto materno protetor nessa faze, que a faz ver o mundo como um perigo real a si e a sua cria. Isso gera as conhecidas ações emocionais fortes nas mulheres gravidas.

Mas somos humanos e, como tal, capazes de controlar nossos instintos primários para viver em harmonia. Se o nosso corpo e a nossa mente estão em equilíbrio, isso vai se refletir na pele, nos cabelos, na expressão facial e, logicamente, no humor. Leia o artigo e entenda alguns recursos que ajudarão você a harmonizar e deixá-la mais bonita durante a gravidez.

Quando ocorre o turbilhão de hormônios e transformações da gestação, manter o equilíbrio parece distante. As vezes é preciso recorrer à terapias para alcançar a beleza por meio do bem-estar. Mesmo que a gestante esteja no fim da gravidez, terapias alternativas ainda poderão beneficiá-la. Conheça as técnicas e fale com seu médico para conferir qual mais se enquadra nas suas necessidades.

Drenagem linfática

Drenagem linfática é uma massagem feita com movimentos suaves, que ajudam a circulação linfática e de retorno, que é a subida do sangue através dos membros. Ela oferece benefícios como a ativação da circulação sanguínea e ajuda a eliminar toxinas enquanto drena o acúmulo de líquido. A drenagem linfática é muito aplicada no combate à celulite e é eficaz quando o objetivo é reduzir medidas e melhorar o aspecto da pele, cabelos e unhas. A drenagem linfática  pode ser feita até o nono mês. É muito relaxante e traz benefícios também ao bebê.

As limitações com a drenagem linfática devem ser observadas quando a gestante está com menos de quatro meses de gravidez, ou seja, a drenagem linfática só deve ser realizada após o quarto mês de gestação – com autorização médica – e através de profissionais especializados em gestantes.

Isso porque há precauções e cuidados especiais em mulheres grávidas como alguns pontos, como a virilha, que não podem ser estimulados. A drenagem linfática é ainda contra-indicada no caso de gravidez de risco.

Quiropraxia

A Quiropraxia são exercícios e massagens aplicadas a partir de uma avaliação minuciosa e individual. Ela previne, diagnostica e trata problemas em articulações, músculos, tendões e nervos. A Quiropraxia ameniza dores lombares, ajuda e estimula o andar de forma correta e elegante, facilita o parto, reduz a tensão na coluna vertebral, adaptando a gestante à sua nova postura e peso. "É fundamental que a coluna esteja sã para prevenir problemas mais sérios decorrentes do aumento de peso", afirma o quiropraxista Jason Gilbert.

Mas cuidado, apesar das manobras específicas não oferecem risco para as gestantes, a Quiropraxia não é recomendada nos três primeiros meses da gravidez.

Acupuntura

Talvez a mais popular das terapias alternativas, a Acunpuntura é uma terapia oriental milenar que fortalece o equilíbrio do organismo por meio da aplicação de agulhas em diferentes pontos espalhados pelo corpo.

Em se tratando de beleza, a Acupuntura estimula o corpo a produzir e proliferar colágeno, que dá sustentação à pele, regenera as fibras elásticas e até melhora rugas de expressão, dermatite, acne, estrias, cloasma gravídico, olheiras e queda de cabelo. Em questão de saúde, atenua náuseas, vômitos, inchaços, cólicas e dores nas costas provocadas pelo peso do feto e pela má postura.

A Acunpuntura também ameniza ansiedade e depressão, muitas vezes pode substituir medicamentos que possuem efeitos colaterais e danosos ao feto. Alguns estudos realizados recentemente mostraram que a Acunpuntura auxilia na produção de leite materno em quem tem dificuldade de amamentar.

Mas atenção: não deve ser aplicada nos primeiros 90 dias de gestação por causa do risco de aborto. Converse com seu médico.



Espero que você tenha gostado da abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Livros sobre Terapia Alternativa
  • Cursos online de Terapia Alternativa


  • Comente:

    Um comentário:

    1. Gostaria apenas de esclarecer que Quiropraxia não se remume a exercícios e massagem. Aliás, exercícios, assim como massagem, são apenar uma complementação do tratamento oferecido pela Quiropraxia.
      O Quiropraxista Jason Gilbert é um excelente profissional e a Quiropraxia é realmente muito benéfica para gestantes, já que existem tantas mudanças no corpo da mulher nesta época.
      Ana Facchinato
      www.anafacchinato.com.br

      ResponderExcluir

    Comente com educação